Beijinho-beijinho, tchau-tchau.

Posted by on Dec 27, 2010 in Blog, mãe | No Comments

No curso de maternidade que fizemos na semana passada, a professora-enfermeira-obstetra disse uma coisa que pegou todo mundo de surpresa: a gente não pode beijar os recém-nascidos no rosto.

Imagine você que o bebê acabou de sair do casulo e mal tem anti-corpos. Aí vão os pais emocionadíssimos começar o festival das beijocas. Temos toda uma flora animada de fungos e bactérias na boca, mesmo depois de escovar os dentes. Quando você beija um bebê, não está depositando apenas carinho em seu rosto, mas um congresso bacteriológico de primeira. O resultado disso são bolinhas vermelhas na pele do pequenino, também conhecidas como dermatite de contato.

Isso quer dizer que você nunca vai beijar seu bebê? É claro que não. Você pode beijá-lo na cabeça e nos pés, pelo menos até os 3 meses de idade. Depois disso o bebê já tem algumas vacinas e desenvolveu melhor seu sistema de defesa. Fico imaginando que deve ser mesmo superdifícil resistir às bochechas de uma cria sua, mas é melhor segurar a vontade pelo bem do filhote.

E por falar em dificuldade, já vá ensaiando o discurso com as visitas – aqueles seres que aparecem na sua casa vindos da rua, loucos para pegar e beijar e tocar e esfregar seu bebê. É claro que as visitas não o fazem por mal, afinal, essas coisas só sabe quem teve um bebê. Baseada no que aprendi no curso e no post de outra amiga-mãe, fiz uma listinha de coisas que você tem todo o direito de pedir aos queridos visitantes:

  1. Obviamente, não beijar e pegar nas mãozinhas e rosto. Os pés estão lá pra isso.
  2. Não demorar mais que meia hora: recém-nascidos comem e dormem e comem e dormem. Precisam manter uma rotina tranquila, sem interrupções.
  3. Ligar antes ao invés de chegar de surpresa. Você provavelmente estará virada e cansada e é bom manter o controle dos horários.
  4. Lavar as mãos é mais que OBRIGATÓRIO.
  5. Respeitar a hora de mamar. É um momento de mãe e filho, que não deve ser invadido por amigos.
  6. Pessoas extremamente perfumadas: o cheiro de vocês irrita o bebê profundamente.
  7. Não sacuda o bebê. Este hábito medieval pode causar sérios danos neurológicos na criança.
  8. É bem provável que a mãe não goste que outros peguem seu bebê, portanto, não insista.

E você? Tem algo a acrescentar na listinha?

Leave a Reply