Cama Sutra: posições para o bebê dormir.

Posted by on Feb 26, 2011 in Blog, mãe | No Comments

Uma das principais dúvidas que assola os novos pais é a posição certa para o bebê dormir. Eu não sei se você se lembra, mas pelo o que me consta, todos os bebês da minha família PRECISAVAM dormir de bruços. E era isso mesmo: tinha que dormir de bruços, senão morria. Acontece que hoje é o contrário. O que nos ensinam na maternidade é que os bebês devem dormir de barriga para cima ou de lado. E, é claro, se dormir de bruços, o bebê morre. Fácil, né?

Você já deve estar acostumado com essas revelações da medicina: hoje você deve tomar um copo de vinho por dia para melhorar a saúde do coração, amanhã o álcool vai ser o pior dos vilões. No caso da posição de dormir dos bebês, é a mesma coisa. O que ditou a mudança foi um estudo sobre a síndrome da morte súbita infantil, a SMSI.

A SMSI não é uma doença, mas uma explicação que o médico dá quando um bebê saudável morre repentinamente. A síndrome é um absoluto mistério: sua causa ainda não foi descoberta, mas a sociedade médica a relaciona a alguns eventos como quarto muito quente, quarto muito frio, mães fumantes, infecção bacteriológica, falha no cérebro, gravidez na adolescência, bebê prematuro, bebê menino e a posição de bruços (na verdade, cada site relaciona eventos diferentes). A única evidência que liga a posição de bruços à SMSI é que, depois de iniciada a campanha de conscientização para virar os bebês de barriga para cima, os casos de SMSI caíram em 40% nos Estados Unidos. Para você ter uma idéia, 1 em cada 2 mil bebês é vítima da SMSI na Califórnia. Por via das dúvidas, os médicos pedem para você evitar a posição.

Voltando lá para os bebês de antigamente, eles eram colocados de bruços para não engasgar com eventuais gorfadinhas. O que a sociedade médica afirma hoje é que o bebê tem mecanismos para se desobstruir sozinho caso isso aconteça. Portanto, sem paranóias: seu bebê pode dormir de barriga para cima sem problemas.

Então, resumindo:


Tá vendo como o assunto é controverso? O Raising Children desaconselha inclusive a posição de lado porque estudos a relacionaram a alguns casos de SMSI. Mas todo mundo concorda que devemos evitar que o bebê durma de bruços.

Para saber mais sobre a SMSI, clique aqui.

Leave a Reply