Como ser mãe: o curso da maternidade.

Posted by on Dec 19, 2010 in Blog, mãe | No Comments

Sempre achei que curso de maternidade fosse coisa de filme americano. Eu nem queria fazer, mas o marido insistiu. Escolhi um intensivão do Hospital São Luiz (que é onde a Luna deve nascer) e lá fomos nós.

É claro que um dia é muito pouco para que a enfermeira obstetra e a pediatra neonatal dêem todas as dicas e informações importantes, mas, ainda assim, é superválido. Apesar da crueldade dos horários (das 8h às 17:30 de um sábado), o curso foi extremamente interessante.

Primeiro porque você vê que toooooodo mundo tem dúvidas – e, acredite, algumas muito mais non sense que as suas. Depois porque é uma oportunidade legal de desmentir o que todos os palpiteiros disseram pra você.

Uma coisa que me deixou muito feliz foi que tudo aquilo que falam sobre mamilos rachando/sangrando/pegando-fogo é resultado de mamadas incorretas. A enfermeira deu dicas bem legais e posições que facilitam a mamada (sim! existem posições diferentes para o bebê mamar!). Outra coisa legal é que o Hospital São Luiz tem um grupo de acompanhamento para lactantes, onde as médicas e enfermeiras ajudam a corrigir erros que machucam a gente. Assim todo mundo fica feliz, principalmente o bebê.

Também foi superbacana conhecer o passo-a-passo do parto, das contrações à chegada do bebê no seu colo, passando pelos tipos de anestesia e procedimentos alternativos. São informações que nos deixam mais seguras nesse dia que deve ser o que há de montanha russa emocional. Ah, nós ainda aprendemos a trocar fraldas e a dar banho, cada um com um bebê-boneco em mãos.

Saí de lá feliz por ter feito o curso e recomendo para todas as grávidas e seus respectivos parceiros. Vale a pena :}

Leave a Reply