Mala da maternidade – o que levar para você e o bebê.

Posted by on Jan 25, 2011 in Blog, mãe | No Comments

Uma das coisas que mais me afligia antes de ter a Luna era não saber direito o que levar para a maternidade, tanto para ela quanto para mim. Acabou que fiz as malas e esqueci um monte de coisas – ainda bem que meu apartamento fica a duas quadras do hospital e o Fábio pôde correr aqui par buscar o que faltou. Fiz uma listinha aqui com tudo o que usei para facilitar a vida de vocês. Se alguém tiver algo mais a acrescentar, é só deixar nos comentários aí, viu?

Mala do Bebê

6 conjuntos completos = body + calça com pezinho (o famoso “mijão”) + macacão com pezinho.

As professoras do curso da maternidade disseram que o bebê só vai usar touquinhas e luvas se você for parir na Sibéria. Quanto às meias: elas dificilmente param no pé, por isso é melhor contar com as calças e macacões com pezinhos. Importante: se estiver muito frio, leve casaquinhos também. Outra coisa: roupas confortabilíssimas acima de tudo. Abra mão dos babados e laçarotes engomadinhos em prol do bem-estar do bebê. Isso também quer dizer que pijamas são desnecessários – o pequeno vai passar 24h com a mesma roupinha gostosa, que só será trocada depois de cada banho.

2 mantas de algodão

Seu pequeno vai ficar enroladinho aí quando for transportado pelas enfermeiras, do berçário para o quarto. Também é bom contar com as mantas na hora em que as visitas forem pegá-lo no colo – você não vai querer germes e bactérias de todo mundo em contato com o seu bebê, né? Importante: se estiver frio, frio, frio, leve 1 xale ou cobertorzinho de lã.

3 fraldas grandes de tecido

Comprei fraldas da Cremer, de 70 x 70cm. Essas servem pra tudo e é bom tê-las sempre à mão.

3 fraldas de boca

Como o próprio nome já diz, são menores e servem pra limpar a boquinha do pequeno depois daquela mamada gostosa.

1 escovinha de cabelo


Luna nasceu beeeeeem cabeludona e até agora só usei a escovinha. O pente está esperando por madeixas maiores.

Coisas que o bebê vai usar, mas a maternidade deu e não precisei levar (não esqueça de se certificar disso):

Fraldas descartáveis de recém-nascido;
Sabonete líquido da cabeça aos pés (ainda é cedo demais para shampoo);
Creme/pomada para assaduras;
Álcool 70% para limpar o umbigo;
Algodão;
Cotonete;
Toalha.

Mala da mamãe

3 camisolas ou pijamas com abertura no peito.

Gente, aqui o assunto é crítico. TO-DAS as camisolas para maternidade são absurdamente horrorosas. Em tons pastel e com babados patéticos, deixam você a cara da sua avó. Sendo assim, fuja da seção “maternidade” das lojas e procure por camisolas confortáveis que tenham abertura na frente ou um decote avantajado. Lembre-se: a camisola não tem nenhum função além de facilitar o acesso ao peito, então não tem segredo. Importante: você também pode levar 1 pijama que tenha abertura na frente, mas eu acho a camisola melhor porque é fácil de mostrar os pontos para o médico quando ele vem visitar.

3 calcinhas e 3 sutiãs de amamentação

Lembra o que eu falei sobre as camisolas? A realidade é muuuuuito mais cruel com a lingerie pós-parto. Consegui me dar bem com os sutiãs da Liz (comprei os dois modelos da foto: o primeiro é ótimo, o segundo é péssimo) e as calcinhas resolvi com as que já tinha mesmo – sou adepta das larguinhas nos lados. Perceba que usei calcinhas normais mesmo tendo feito cesárea – o corte fica bem embaixo e não chega nem perto do elástico.

Absorventes

Todo mundo disse pra eu levar absorventes noturnos. Cheguei na maternidade e eles me deram esse aí, um bonde gigantesco! E quer saber? Amei. Como eles são bem grandões, não há risco de vazamento porque cobrem uma grande área – pra dizer a verdade, TODA a área possível e imaginável. Gostei tanto que nem usei os que eu levei.

Conchas de amamentação


Essas aqui você já deveria estar usando antes de o bebê nascer: elas preparam os mamilos para você amamentar com mais conforto antes. Depois servem para condicionar o leite que sai involuntariamente, substituindo os absorvetes para seios.

Roupa para ir para casa

Aqui vale qualquer uma, desde que você se sinta bem e que seus seios fiquem acessíveis – vai que o pequeno resolve mamar enquanto o maridão não chega com o carro?

O básico:

Sabonete + Shampoo + Condicionador + creminho hidratante;
Escova e creme dental;
Escova de cabelo;
Desodorante;
Chinelo;
Amarrador de cabelo;
Carregador do celular.

É isso! Espero ter ajudado :}

Leave a Reply