Nome do bebê: escolha o seu.

Posted by on Feb 14, 2011 in Blog, mãe | No Comments

Esse post está meio fora de contexto – eu deveria ter escrito sobre isso quando Luna ainda morava dentro da minha barriga – mas andaram me perguntando umas dicas a respeito, então vamos lá.

Logo no início da gravidez fomos pensando nos possíveis nomes do nosso filhote. Demos uma olhada na lista de nomes do aplicativo de iPhone da revista Crescer (ótima dica, viu?) e resolvemos no mesmo dia. Fábio e eu tínhamos um ponto de partida: queríamos passar longe das Caróis, Gabis, Fês, Danis e afins. O Fábio ainda queria outra coisa: um nome curtinho. Com isso a gente já eliminava um monte de opções.

Outra coisa que pesou na escolha do nome foi a sonoridade. O nome do pequeno (ainda não sabíamos o sexo) precisava soar bem composto com os sobrenomes Trierweiler Yabu. Assim descartamos um dos meus favoritos para menino, Otto, e o mais querido para menina, Maya. A busca continuou até que chegamos a alguns finalistas:

Menino: Max, Lino.

Menina: Luna, Celina, Clara.

Decidimos segundos depois: Max e Luna. E assim foi :}

Algumas mães ficam aflitas na hora de escolher o nome por conta da pressão familiar. Aquele vô que sente que deve ser homenageado, aquela promessa que você não pagou… Cuidado: um desconforto familiar pode passar rapidinho, ao contrário da infelicidade do seu filho carregar um nome de que não gosta para o resto da vida. Também vale prestar atenção aos nomes da moda: nome de artista, de personagem de novela. Lembram do monte de gente chamada Ígor depois que tal cigano invadiu as telinhas desse Brasil? Outra coisa: se você quer que sua filha se chame Michele, pra que registrar Mychelly? Além de dificultar a vida da criança, é meio (bem) patético, né?

Quando mamãe estava grávida de mim, meu nome foi uma das primeiras escolhas feitas: Estrela (!). Deu pra perceber que dona Ana era hippie, não é mesmo? Nos 45 do segundo tempo, algo a fez mudar de idéia e – plim – virei Gisele. Ufa!

PS. Encontrei essa notícia da Crescer com os nomes mais populares do Brasil.

Leave a Reply